10, 17, 24 e 31 de outubro






19h às 21h





e 07 de novembro

O livro como invenção

Vagas esgotadas
Quer ser avisado das próximas turmas? cadastre-se na nossa newsletter no link contato.

O curso tem como eixo a questão da invenção, defendendo a ideia de projeto como algo integrador de todas as etapas de sua criação. Projeto como interpretação do conteúdo, como tradução de suas questões principais no suporte livro, lidando com recursos como formato, peso, textura, consistência do papel, tipografia, presença de imagens etc. O foco do curso não são as ferramentas, mas ensinar como pensar essa tradução a partir da linguagem do design.







1) O livro como objeto. Definição: espaço / tempo. Estrutura: simetria / peso / forma / volume / textura / proporção. Função: olhos e mãos. Anatomia.

2) O livro como portador de um conteúdo. Projeto: interpretação do conteúdo. Formato / estrutura interna. Tipografia: conceitos básicos / escolhas / recursos / rendimento / navegação / hierarquias.

3) O livro como produto industrial. O livro na produção gráfica, a relação entre os processo industriais e as decisões de projeto.

4) O livro como mercadoria. Capa. Etapas do processo editorial. Preço de capa. Comercialização.

5) O livro como invenção. Apresentação de projetos próprios explicando motivações e resultados.



Elaine Ramos é designer atuante na área cultural e sócia da editora paulistana UBU. Foi, por 11 anos, diretora de arte da editora Cosac Naify, onde também coordenou a edição dos títulos sobre design. É co-organizadora do livro Linha do tempo do design gráfico no Brasil e é membro da Alliance Graphique Internationale.



 ︎ anterior   ︎    próximo ︎   
©2018. Casa Plana All rights reserved.