04 de 
setembro



19h às
22h





a 02 de
outubro



terças-feiras

O livro experimental

Investimento:
R$ 440,00

Neste curso, propõe-se um exercício de produção literária experimental em todos os seus aspectos, do texto ao design da publicação. A ideia central é que o aluno possa criar um texto curto que aponte as diretrizes do projeto gráfico e que elabore, portanto, uma publicação na qual o design dialogue com a abordagem literária eleita.
A primeira parte do curso, focada no texto, serão abordados os seguintes tópicos: a transição do modernismo ao pós-modernismo; qual foi o percurso da literatura do século XX, das vanguardas à paródia e à autoconsciência; o que é metaficção e quais são os seus limites; quais são as estruturas clássicas e como podem ser subvertidas; a hibridez de gêneros literários e a fragmentação narrativa como marcas da literatura contemporânea.
A segunda parte do curso, por sua vez, trará uma abordagem prática de uma poética do design que busca desviar ou romper a tradição do livro impresso. A partir de alguns exemplos de publicações onde a forma e texto são indissociáveis na experiência de leitura, serão estudados exemplos que propõem um regime estético de experimentação visual; propostas de projeto e discussão dos resultados levando em consideração questões de produção gráfica e viabilidade técnica.







Antônio Xerxenesky nasceu em 1984, em Porto Alegre, e radicou-se em São Paulo. Escritor e tradutor, é autor, dentre outros, de As perguntas (Companhia das Letras, 2017) e F (Rocco, 2014, finalista do Prêmio São Paulo e primeira seleção do Prix Médicis Étranger de melhor livro estrangeiro publicado na França). Sua obra foi traduzida para o francês, italiano e espanhol. Como tradutor, verteu mais de 20 livros do inglês e do espanhol ao português. Xerxenesky foi escritor residente do International Writing Program, na Universidade de Iowa (E.U.A.) e da Fondation Jan Michalski, em Montricher (Suíça).
Gabriela Castro é designer pós-graduada em Design Estratégico e graduada em Design, com habilitação em Comunicação Visual e ênfase em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou na área têxtil da BASF, no estúdio de design Rico Lins + studio e editora Cosac Naify. É sócia do estúdio Bloco Gráfico, com Gustavo Marchetti e Paulo André Chagas. O estúdio desenvolve projetos gráficos, expográficos e identidades visuais.

 ︎ anterior   ︎    próximo ︎   
©2018. Casa Plana All rights reserved.