8 de março




das 19h às 22h





sexta-feira






Sexologia antipatriarcal e autoexame ginecológico


Investimento:
R$ 190,00 (com material incluso)


Este workshop foi idealizado a partir de uma pesquisa em sexologia e auto-ginecologia e dividido em dois momentos: a primeira parte foca em discussões a respeito da sexologia, tanto no aspecto formal (a "ciência” que estuda as relações sexuais: quem a idealizou e quem a realiza?, diferenciando a sexologia tradicional da feminista) quanto no âmbito doméstico, particular e pessoal - afinal, a sexologia é uma área de conhecimento que pode ser vivenciada e experienciada por qualquer pessoa. A partir disso, as alunas pensarão sobre relações, como olhamos para o sexo e o quão atrelada as nossas experiências estão com as práticas impostas pelo patriarcado.

No segundo momento o foco é na saúde ginecológica. A proposta é dialogar sobre o autoexame, a importância de conhecer seu próprio corpo e detectar o que podem ser sinais de algum problema. Essa parte inclui uma demonstração de autoexame, na qual será explicado como utilizar um speculum e o que deve ser procurado na inspeção ginecológica.

O workshop é aberto a pessoas de todos os gêneros, não se limitando a mulheres cis.  O material (speculuns, espelhinhos e lanterna) está incluso no valor da inscrição.

Vagas sociais: o curso segue uma política de inclusão para pessoas trans. Escreva um parágrafo se apresentando e dizendo por que gostaria de participar do curso e envie para contato@casaplana.org até uma semana antes do início das aulas. A professora fará a triagem e a Casa Plana entrará em contato com os candidatos selecionados.


Barbara Mello é artista visual, cursando bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela UNICAMP. Em sua prática e pesquisa artística, está interessada em questões acerca da sexualidade, que englobam temas como traumas, afetividades, vivências corporais, indústria pornográfica e suas influências, tensões relacionais e questões de gênero, em um contexto contemporâneo do qual a tecnologia é parte intrínseca. Começou estudos acerca da sexologia feminista por conta própria no final de 2017 e vem ministrando desde então a oficina de sexologia antipatriarcal e autoexame ginecológico como forma de disseminar conteúdo e de criar um espaço de laboratório e diálogo entre os envolvidos.










 ︎ anterior   ︎    próximo ︎   
©2018. Casa Plana All rights reserved.