20 de
julho




das 10h30
às 12h30






sábado






Brincando de escritor


Investimento:
R$ 50,00


A oficina, criada pela editora Daniela Mountian e pelos artistas plásticos Fabio Flaks e Fabiola Notari, apresentará o livro infantojuvenil Tarakã, o bigodudo, do escritor Kornei Tchukóvski (1882-1969), incentivando jovens participantes a recriarem esse clássico russo num livro confeccionadopor eles mesmos.

O livro conta a história de uma barata mandona que assusta todos os animais da floresta, do gatoao urso, até que ela se depara com um pequeno e livre pardal. Os participantes compreenderão conceitos comomedo (imaginário) e liberdade, além de se familiarizarem com noções de narrativa, sequência e montagem, aproximando-se do universo da leitura de forma leve e divertida.

A oficina já foi apresentada na Unibes Cultural, na cidade de São Paulo, e em Iguape, dentro do FLI (Festival Literário de Iguape). No FLI, foram atendidas 10 escolas públicas, que somaram mais de 400 participantes.


Na oficina, após conhecerem a obra, as crianças desenvolverão um projeto editorial, no formato de sanfona, participando de todas as etapas de sua confecção: poderão ilustrá-lo, colori-lo e/ou escrevê-lo, em grupo ou individualmente, com orientação da nossa equipe. 








1) Apresentação da história Tarakã, o bigodudo por meio da exibição do desenho animado russo (dublado)baseado no livro, com duração de nove minutos;

2) Conversa sobre a história e explanação das personagens;

3) Apresentação do livro em formato sanfona e suas possibilidades de leitura;

4) Demonstração do desenho de um pardal (personagem do livro), baseado em formas elementares;

5) Produção do livro pelas crianças (escrevendo e/ou fazendo ilustrações e colagens) – cada participantereceberá um livro-sanfona em branco e imagens para colar;

6) Leitura dos livros produzidos na oficina pelos participantes que quiserem.


Artista visual formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Possui experiência comarte educação, desenvolvendo oficinas e facilitando LABS em parceria a instituições culturais. Engajada com projetosartísticos-culturais de iniciativa independente.


Sobre Fabiola Notari


 Artista visual e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa pela USP, mestre em PoéticasVisuais pela Faculdade Santa Marcelina e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de SãoPaulo, onde leciona desde 2012.

www.fabiolanotari.com

Artista Visual. Mestre em Poéticas Visuais pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Desde o ano de 2001 participa de exposições coletivas e individuais em salões, galerias e museus no país e exterior. www.fabioflaks.com

 ︎ anterior   ︎    próximo ︎   
©2018. Casa Plana All rights reserved.