Contents
- 1 O que é o plano no design?
- 2 O que é linha e plano?
- 3 Qual a diferença entre plano e volume?
- 4 O que significa volume na arte?
- 5 O que é a linha na arte?
- 6 Qual é o conceito de ponto e linha?
- 7 Qual é o conceito de linha?
- 8 Qual o conceito de linha quanto elemento visual?
- 9 O que é um elemento visual?
- 10 O que são as artes bidimensionais?
- 11 Como produzir o efeito de volume na arte?
- 12 Como identificar o volume em uma obra de arte?
O que é o plano no design?
O Plano é uma sequência de linhas que, por sua definição em geometria, possui duas dimensões: largura e comprimento.
O que é linha e plano?
O PLANO – Conceitualmente, a trajetória de uma linha em movimento, (em outra que não seja sua direção intrínseca) se torna um plano. Como elemento visual, possui comprimento e largura, tem posição e direção, é limitado por linhas e define os limites extremos de um volume.
Qual a diferença entre plano e volume?
A trajetória de uma linha em movimento se torna um plano. Como elemento visual, possui comprimento e largura, tem posição e direção, é limitado por linhas e define os limites extremos de um volume.
O que significa volume na arte?
O volume é a tridimensionalidade (altura, largura e profundidade) na arte. Todo volume ocupa naturalmente um espaço interior e exterior. Nas formas de arte tradicionalmente bidimensionais, como nos desenhos e pinturas, existem técnicas específicas para se criar a noção de volume, como o jogo entre a luz e a sombra.
O que é a linha na arte?
Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
Qual é o conceito de ponto e linha?
A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Quando duas linhas se encontram temos um ponto e quando vários pontos se alinham temos uma linha.
Qual é o conceito de linha?
Uma linha é um traço contínuo de uma só dimen- são, que separa duas coisas contíguas, ou um conjunto de pontos que dependem continuamente de um parâmetro.
Qual o conceito de linha quanto elemento visual?
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha (fig. 3.9).
O que é um elemento visual?
ARTES VISUAIS – Elementos Visuais: as cores e as linhas. As artes visuais são aquelas formas de arte que podem ser percebidas pelo sentido da visão. São artes visuais a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, etc. As cores e as linhas são importantes elementos das artes visuais.
O que são as artes bidimensionais?
ARTES VISUAIS – A diversidade das técnicas: formas bi e tridimensionais. As representações artísticas bidimensionais são aquelas que apresentam apenas a altura e a largura. As formas de arte bidimensionais são aquelas que se formam sobre as superfícies planas sem profundidade tátil.
Como produzir o efeito de volume na arte?
LUZ E SOMBRA, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objectos, são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura. Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objecto.
Como identificar o volume em uma obra de arte?
A expressão artística que melhor se identifica com o volume é a escultura. Observando uma escultura ou uma estátua fica fácil perceber que ela tem volume, pois é tridimensional. Podemos perceber o seu volume não só pela visão como também pelo tato.