12, 14, 19,
21, 26 e 28 de fevereiro



das 19h
às 22h







terças
e quintas






Do zine à zona


Investimento:
R$ 410,00

(Inclui uma tiragem de 10 exemplares impressos em Risograph)

O curso tem como proposta, ensinar aos alunos estruturas de corte, dobra e estruturas blizzards que aliam simplicidade formal com sofisticação estética. Em paralelo serão trabalhadas técnicas, tais como, composição, narrativ e técnicas de impressão em risografia de um zine, feito coletivamente.

Espera-se com isso aprofundar o entendimento dos procedimento criativos, para que haja um atalho estruturado entre uma ideia e a feitura do zine.


Aula 1: Apresentação do curso, das estruturas de corte e dobra, blizzard e exposição de publicações de zines já feitos por pequenas editoras.  Apresentação das características do papel, tipos de papel, direcionamento da fibra, apresentação de ferramentas básicas de encadernação para a feitura e finalização manual dos trabalhos. Distribuição de apostilas com endereços de onde encontrar os materiais, assim como links interessantes da area.  Por último, serão dados exercícios de dobra para verificação da fibra do papel e confecção dos cadernos nos formatos originais tipográficos clássicos: in folio, in quarto e in octavo.


Aula 2: Exercícios e elaboração de 8 estruturas de corte e dobra em papel colorplus 80 g/m² formato A3 sem impressão.

Aula 3: Exercícios e elaboração de uma estrutura blizzard, criada por Hide Kyle e uma estrutura de livro origami.Os alunos serão incentivados a trazer materiais imagens, desenhos, rascunhos, etc. para desenvolver o zine coletivo na aula seguinte.





Aula 4: Escolha consensual de uma das estruturas  realizadas, para a confecção de um zine coletivo. Nessa aula será trabalhada, através de colagem, monotipia,  desenho, papel carbon, etc., a composição narrativa do zine. Finalizaremos um boneco para ser impresso em risografia.


Aula 5: Apresentação do processo de impressão em riso e apresentação de trabalhos feitos em risografia. Conversão e fechamento do arquivo, sob a orientação de Renan, com base no projeto elaborado pelos alunos. Nessa aula serão bem vindos notes de alunos que trabalham com in design ou outros programas.


Aula 6: Impressão de uma pequena tiragem  do zine 1 x 1 cor e finalização com corte e dobra ou com a estrutura escolhida, para que o aluno leve consigo pra casa uma tiragem de 10 livros impressos e finalizados.


Oferece cursos na área de encadernação e nas artes do livro, além de auxiliar na criação de livros de artista e publicações independentes. Participa do coletivo desdobras raras, onde pesquisa narrativas poéticas em formato de livros e é a atual presidente da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.


Sobre Renan Costalima


Risotropical é uma oficina de impressão com duplicadoras Riso MZ1090 criada em 2016 pelo designer Renan Costa Lima. É um desdobramento do seu estúdio de design, Estúdio Tropical, a partir da paixão por impressos. Aqui realizamos nossos projetos e também recebemos projetos de designers ,artistas, ilustradores e autores. Trabalhamos com pequenas e grandes tiragens.

 ︎ anterior   ︎    próximo ︎   
©2018. Casa Plana All rights reserved.